• REGISTO DE MARCA NACIONAL; 

 

​A OBESIDADE ZERO é, desde o dia 26 de outubro de 2020 uma marca nacional.

Este foi um objetivo importante que já se encontra realizado e que é apenas o início de tudo aquilo que está para vir. 

  • PLANEAMENTO DE TREINOS;

 

No sentido de promover e sensibilizar os seguidores do projeto para a prática da atividade física e assim desenvolver treinos semanais, uma necessidade urgente dentro deste projeto, pretende-se estabelecer uma parceria estratégica com um grupo Caminhada/Corrida.

 

O objetivo é que sejam integrados num projeto existente com monitores formados em cada uma das vertentes (corrida e caminhada).

 

Para aqueles que, quer pelas suas condições físicas, quer por questões médicas ou de outro foro, não consigam desenvolver a prática da corrida, terão na caminhada uma possibilidade de se desafiar, durante um período de 45 minutos.

 

Para aqueles que possuem todas as condições para a prática da corrida, poderão fazê-lo no mesmo tempo, acompanhados pelos formadores, divididos pelo ritmo com o qual se sentem mais à vontade.

 

Dias: Segundas, Quartas e Sextas-feiras;

Horários: 19h00;

Duração: 45 minutos;

Local de treino: A definir.

  • ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL;

O acompanhamento nutricional tem sido outra das lacunas deste projeto.

 

Como tal, dá-se a necessidade de uma colaboração neste âmbito, para que possamos em conjunto, crescer.

 

Esta é uma parceria extremamente importante e pode implicar a administração e gestão da página Receitas Deliciosas by OZ.

 

Para tal, será convidada a Dra. Diana Gomes, que esteve ligada ao projeto anteriormente, aquando do #Desafio14Semanas e que elaborou o melhor plano alimentar para abordar esse mesmo desafio.

 

Pretende-se que possa, através dessa página publicar aconselhamentos nutricionais e distribuir as dicas necessárias para uma alimentação saudável.

  • PALESTRAS E WORKSHOPS;

As palestras e os workshops têm como finalidade a apresentação de objetivos muito claros:

 

- Demonstração de resultados;

- Perceção da mecânica de um processo de perda de peso;

- Motivação;

- Sensibilização para o flagelo da obesidade;

- Adoção de um estilo de vida saudável;

 

Ao obter informações e esclarecendo todas as dúvidas, o participante destas ações poderá iniciar um processo de perda de peso com as ferramentas necessárias, para que lhe seja mais fácil ponderar a entrada nesta aventura sem pensar em desistir.

 

As palestras poderão ter um programa-tipo já definido para que seja mais fácil o seu planeamento e replicação.

  

PROGRAMA-TIPO

 

  • Receção de participantes;

  • Abertura da palestra;

  • Nutrição;

(Nutricionista)

  • Atividade física;

(PT, Professor Educação Física)

  • Saúde;

(Médica/o)

  • Psicologia;

(Psicólogo)

  • Caso Real;

(Elemento com elevada perda de peso)

  • Abertura da discussão ao público;

  • Encerramento;

  • ENTREVISTAS;

Da mesma forma que as palestras e os workshops têm a sua função dentro deste projeto de desenvolvimento e crescimento, as entrevistas visam apresentar através da página Obesidade Zero pessoas que sofreram este tipo de transformações ao longo do tempo.

 

Apresentar casos reais, saber as suas dificuldades, como se desenvolveu este processo, são tudo ideias fundamentais para motivar outras pessoas a seguirem esses passos e enfrentar a obesidade com otimismo.

 

As entrevistas devem ser diferenciadas, porém com perguntas comuns aos dos entrevistados.

 

O processo embora seja transversal a muitos deles, tem respostas diferentes porque a luta, o processo, a metodologia e a motivação variam de pessoa para pessoa.

  • PRODUÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS;

A produção/promoção de eventos é outra das vertentes que se pretende incluir neste projeto.

 

Os eventos são a melhor oportunidade para promover marcas e esta é a realidade deste projeto.

 

Promovendo-o, estaremos igualmente associados a outras marcas, credibilizando todo o trabalho feito até aqui.

 

É de extrema importância esta visibilidade.

 

A produção/promoção de eventos pode ser realizada apenas por este projeto ou em parceria com empresas, associações ou clubes desportivos.

  • PRODUÇÃO DE MERCHANDISING;

A necessidade de credibilizar a marca e torna-la numa associação, leva a que seja essencial a criação de diversos artigos de merchandising para venda.

 

Como resultado dessa venda, se encaminharão todos os fundos para o pagamento da escritura da criação da Empresa/Associação Obesidade Zero.

 

Pretende-se que o projeto possa crescer, alicerçado em boas bases e, como tal, esta pode ser a base ou uma das bases mais importantes de todas.

  • ANGARIAÇÃO DE PATROCINADORES;

Como em qualquer projeto, para que seja sólido e tenha as bases certas para que possa crescer, necessita de apoios.

Não são apoios apenas para se sustentar a si, mas elevando os padrões de qualidade (em visibilidade, em prestação de serviços, em reconhecimento, em credibilidade), acaba por "arrastar" consigo todos aqueles que apoiam e fazem desse projeto um sucesso. 

 

  • PRODUÇÃO DE PODCASTS;

A produção de podcasts com conselhos, incentivos e motivação sempre foram parte das funções e responsabilidades deste projeto.

Esta produção, que iniciou ainda no ano de 2020, tem lançado desafios aos seguidores da página oficial no Facebook, para que estes sugiram temas para cada um dos episódios.

  • PROJETO EDUCACIONAL;

O Projeto Educacional é, sem dúvida, o mais ambicioso da Obesidade Zero.

METODOLOGIA:

Os métodos, são de acordo com a construção de uma sequência de informações que serão apresentadas e que contribuem para um enriquecimento geral de todos os presentes.

 

A intervenção, a demonstração de um caso real de alguém que se predispôs a perder peso, leva a momentos de reflexão que passam por questões à postura social de cada aluno, promovendo mudanças nesta postura, de valorização pessoal - de acordo com as potencialidades de cada um – de debate, outras reflexões, e ações a serem executadas no futuro que culminam por certo na melhoria dos resultados e aproveitamento desta palestra.

 

Afinal de contas, as nossas práticas refletem-se no nosso crescimento pessoal, profissional, social e humano.

OBJETIVOS:

  • Valorizar a opinião dos alunos em relação à visão sobre a obesidade, dentro da realidade escolar que os envolve;

  • Diagnosticar fatores relevantes que possam contribuir e interferir nas práticas pedagógicas quer em casa, quer na escola;

  • Fomentar a participação e o envolvimento dos alunos no desenvolvimento de toda a comunidade;

  • Instigar os alunos para a consciência da integração no seu meio social alertando para flagelos, não só no caso da obesidade, como do “Bullying”;

  • Conduzir os alunos à perceção e análise críticas acerca de suas ações no contexto em que vivem;

  • Identificar as fragilidades e as mudanças a serem construídas;

 

Perceber o esforço que envolve a mudança de comportamentos;

Identificar um tipo de alimentação correto;

  

DESENVOLVIMENTO:

CRONOGRAMA:

CONCLUSÃO:

Embora, inicialmente, o trabalho tenha sido elaborado com o objetivo de estimular os alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário, sugiro que o projeto possa fazer parte de um Plano de Ação Pedagógica da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

 

O trabalho pretende, acima de tudo, colaborar na construção de ações coletivas para melhoria do rendimento escolar dos alunos, acreditando e apostando na educação e transformação individual, inserindo o papel fomentador que a arte possui nesta perspetiva.

 

É possível que esse projeto evidencie fragilidades, êxitos e particularidades de cada instituição, mas isso deve e será usado como fator de complementação às ações conjuntas de mudança que todo o sistema educacional público deve passar; estamos vivendo momentos de reflexão de nossas práticas, de análise de nossos resultados e, para tanto, é preciso, sim, evidenciar os fatores a serem revistos e reordenados no chão de nossas escolas; e se para tanto for preciso inquietar, instigar e remodelar metodologias falidas, o papel fundamental será cumprido.

 

Assim, o resultado dessas ações não serão vistas no imediato de sua execução, mas sim através do acompanhamento permanente dos gestores, pedagogos e professores que, em posse de um parecer acerca dos assuntos pautados nesta oficina, construirão suas próprias ações, mediante estudo, análise, e reflexão pedagógica e metodológica, inserindo diferentes estratégias para a busca contínua da melhoria dos resultados.

 

Nesta certeza é que caminhamos, sabendo que todos temos a parte que nos cabe transformar, tendo a perspetiva de contribuir para a implementação de novas ideias, novas práticas e diferentes olhares para com a educação, a qual não deve ser pautada apenas em conteúdos sistematizados, estáticos e emoldurados em paredes da resistência à mudança, mas sim em invólucros do encorajamento de poder sempre mais, de vislumbrar movimentos novos que vão ao encontro dos anseios de nossos “novos” alunos que, por sua vez, almejam diferentes olhares para suas diferentes expectativas.

  • PROMOÇÃO DE EQUIPAS OZ;

A promoção das equipas OZ (Running Team, Cycling Team e Padel Team) é outro dos objetivos do projeto.

A Corrida, Ciclismo e o Padel, são desportos que podem ser de representação daquele que é o propósito da Obesidade Zero.

Assim, tendo as pessoas/atletas que as componham, a promoção das mesmas será uma realidade.

  • EVENTOS SOLIDÁRIOS;

Os eventos solidários, até no que concerne à promoção de uma vida saudável, da saúde e do bem-estar, são outra das referências.

O projeto estará à disposição de todos os particulares e instituições que tenham interesse nessa colaboração/parceria.

  • PROMOÇÃO DAS PÁGINAS DO GRUPO OZ;

Da mesma forma que as equipas OZ terão a sua promoção, as páginas oficiais, que serão o veículo de transmissão de todos os eventos, notícias, destaques, apresentações e outros, serão referenciadas.

  • CRIAÇÃO/FUNDAÇÃO DE EMPRESA/ASSOCIAÇÃO "OBESIDADE ZERO";

Este é o maior de todos os objetivos da Obesidade Zero, sem qualquer dúvida.

Criar uma empresa/associação é a forma mais digna de credibilizar qualquer projeto e este não foge a essa realidade.

Os projetos dependem de pessoas, de disponibilidade, de dedicação, de tempo, e nem todas as pessoas têm isso.

  • DESAFIOS DE GRUPO;

Os desafios de grupo têm sido uma constante.

O #Desafio14Semanas está agora na sua segunda versão e não irá ficar por aqui.

Após a passagem da época festiva do Natal e Ano Novo, novos desafios chegarão.